ATK Mohun Bagan conquista título inédito da ISL

Image description
Este é o primeiro título ISL para o ATK Mohun Bagan em seu novo disfarce, mas eles serão conhecidos como Mohun Bagan Super Giants na próxima temporada
O ATK Mohun Bagan venceu a Superliga Indiana de 2022–23, derrotando o Bengaluru FC nos pênaltis (4–3), depois que o jogo terminou em 2–2 após a prorrogação. Bruno Ramires e Pablo Perez perderam os pênaltis decisivos para o BFC, com Dimi Petratos, Sunil Chhetri e Roy Krishna marcando no tempo normal. Este é o primeiro título ISL para o ATK Mohun Bagan em seu novo disfarce, com ATK e Atlético de Kolkata ganhando três títulos juntos. Sanjiv Goenka também anunciou que o clube seria conhecido como Mohun Bagan Super Giants daqui para frente.

A final do Bengaluru FC começou com um mau presságio, já que Sivasakthi Narayanan saiu lesionado, sendo substituído por Sunil Chhetri aos quatro minutos. Como ambas as equipes se ajustaram à mudança de pessoal, houve algumas meias chances feitas em cada lado.

A noite de Simon Grayson foi de mal a pior depois que Roy Krishna manuseou na área ao desafiar Ashique Kuruniyan de cabeça, com o árbitro apontando para a marca. Dimi Petratos intensificou e, apesar de Gurpreet Singh Sandhu ter mergulhado da maneira certa, o pênalti foi marcado muito bem, dando a vantagem ao ATK Mohun Bagan aos 14 minutos.

A equipa de Juan Ferrando reforçou a sua confiança, forçando Gurpreet a algumas defesas mais tarde, com o BFC a mostrar-se desorganizado no ataque e na defesa. No entanto, eles continuaram sendo uma ameaça em lances de bola parada, com Javi fazendo uma grande defesa de Vishal Kaith, enquanto Sandesh Jhingan cabeceou por cima ao subir mais alto em um escanteio.

O drama da final continuou inabalável, com Roy Krishna negando um pênalti aos 35 minutos, depois que Pritam Kotal pareceu fazer contato durante uma tentativa de liberação. O árbitro dispensou os apelos do Bengaluru, mas não teve dúvidas dez minutos depois, apontando o pênalti nos acréscimos do primeiro tempo.

Subhasish Bose errou uma tentativa de liberação e acertou Roy Krishna na área, sofrendo pênalti. Chhetri intensificou e, com apenas uma corrida de um passo, guiou a bola para longe de Kaith, o goleiro do ATKMB mergulhou para o lado errado, enquanto os dois times iam para o intervalo.

Ambos os treinadores fizeram alterações ao intervalo, com Lalrinliana Hnamte e Pablo Perez a entrarem no lugar de Glan Martins e Aleksandar Jovanovic. Ferrando fez mais uma mudança com Liston Colaco entrando no lugar de Ashique Kuruniyan aos 54 minutos. Liston teve um impacto imediato, com seu chute de longa distância aos 60 minutos forçando Gurpreet a fazer uma defesa, mas o rebote caiu direto para Petratos, que chutou ao lado com o gol escancarado.

ATKMB continuou sua pressão, com Boumous enviando um voleio por pouco minutos depois. As duas equipas desvaneceram-se no decorrer do intervalo, sendo as bolas paradas a melhor via de ataque. Foi o que aconteceu aos 78 minutos, quando Roy Krishna passou por cima de Hnamte no poste mais distante e cabeceou em um escanteio. No entanto, a alegria do Bengaluru FC durou pouco, já que Perez sofreu um pênalti minutos depois, passando por cima de Kiyan Nassiri por trás, embora os replays mostrassem que a falta começou fora da área.

Petratos intensificou mais uma vez e mesmo com Gurpreet mergulhando na direção certa, não houve como salvar seu pênalti enfático, com o placar empatado em 2 a 2 aos 85 minutos. Com o fim do jogo, Chhetri quase conseguiu o impossível com um chute de cima que saiu ao lado, enquanto Prabir Das também limpou o remate de Petratos para fora da linha, para garantir que o jogo fosse para a prorrogação.

Udanta Singh entrou no lugar de Javi Hernandez e cabeceou após cobrança de falta de Chhetri nos primeiros minutos da prorrogação. Com as duas equipes lutando para criar, Rohit Kumar chegou mais perto com um remate de longe aos 100 minutos.

Ainda assim, os dois times tiveram grandes chances de assumir a liderança no segundo tempo da prorrogação, quando Krishna rebateu por cima, aproveitando o remate de Perez em uma bola longa. Manvir então chegou perto de ATKMB, acertando um lindo cruzamento de Petratos no segundo poste, mas cabeceando ao lado com o gol à sua mercê.

O jogo parecia destinado aos pênaltis, mas Gurpreet quase presenteou ATKMB com a vitória atrapalhando o chute de Petratos de longe, perto da trave. O jogo foi para os pênaltis depois disso, com Alan Costa e Petratos marcando pênaltis impressionantes para ambos os lados. Krishna e Colaco continuaram a onda de pênaltis convertidos, mas Bruno teve seu remate defendido por Vishal Kaith, o goleiro mergulhou para a direita. Kiyan Nassiri, Chhetri e Manvir converteram seus esforços, deixando Pablo Perez com a pressão de ter que marcar. O espanhol brilhou, confirmando assim a vitória do ATK Mohun Bagan e provocando cenas de comemoração.
Por Redação 1533