Previsão de temporada problemática

Image description
Análise para temporada 2023/2024
Bem, isso é novo. De um problema de poucos (jogos a serem disputados), o futebol indiano parece ter subitamente se deparado com um 'problema' de abundância - e isso causou uma confusão considerável.

A recente adição dos Jogos Asiáticos ao calendário acumulou ainda mais uma programação que já deve levar em consideração a Copa Asiática de Seleções em janeiro. Ambos os eventos envolvem a seleção nacional, mas a perda de jogadores importantes por períodos prolongados afetará seus clubes.

Este é o outro lado da moeda dos jogadores indianos se tornando cada vez mais importantes para seus times da ISL. Embora o grande número de prováveis ​​ausentes do Bengaluru FC torne seu impacto evidente, para outras equipes até mesmo alguns jogadores ausentes (como Jeakson Singh e Rahul KP do Kerala Blasters) podem ter um grande efeito na maneira como jogam.

A temporada de futebol masculino começa em 3 de agosto com a Durand Cup, mas isso é tudo o que sabemos com certeza. Tudo o mais sobre o calendário doméstico ficou no ar depois que foi confirmado que a seleção masculina de futebol da Índia competiria nos Jogos Asiáticos de 2023.

Agora, a Copa Durand, ou mesmo qualquer outra turnê / partida de pré-temporada, teria como objetivo permitir que os treinadores colocassem os jogadores em forma para a temporada.

A temporada anterior começou em 7 de outubro, mas já se esperava que isso fosse antecipado, considerando que a Copa Asiática de Seleções ocorrerá na maior parte de janeiro. E depois há a pequena questão de um acampamento de pré-torneio de quatro semanas que tanto o técnico da seleção nacional, Igor Stimac, quanto os jogadores seniores estão pressionando veementemente. Se isso for permitido (a Fifa exige apenas um acampamento pré-torneio de cinco dias, para que os clubes possam contestar isso), já se passaram dois meses inteiros desde o início da temporada doméstica.

Mesmo que o ISL revertesse de sua (principalmente) programação de quinta a domingo da última temporada para a muito difamada diária, faria sentido adiar as datas de ambos os lados. Fazê-lo no final da temporada tem várias complicações: o início do verão indiano, a relutância histórica da liga em competir por audiência com a Premier League indiana de críquete e as eleições gerais propostas de 2024, que devem ocorrer entre abril e maio.

Além disso, considere a Supercopa - que geralmente acontece em abril, mas foi proposta como uma competição simultânea à liga (à la ligas e copas europeias) para esta temporada. Isso comprime ainda mais o final. Então, faz sentido que você o apresente na outra ponta, certo? Esse palpite educado agora leva outra surra ... por causa do Guangzhou Asiad.

Os Jogos Asiáticos acontecem de 19 de setembro a 7 de outubro (o futebol começa quatro dias antes de todos os outros eventos dos Jogos) e se você considerar um acampamento de pré-temporada decente e a participação empenhada da seleção nacional na Copa do Rei (7 a 10 de setembro) e a Copa Merdeka (14 a 17 de outubro); você está tirando um pedaço gigante de mais dois meses da equação novamente.

O ISL pode, é claro, começar enquanto os Jogos Asiáticos estão acontecendo, mas a força do time indiano que está indo significa que alguns clubes estarão em desvantagem (um em particular, severamente). Veja bem, o torneio pode permitir apenas times Sub-24, com três exceções de excesso de idade, mas dos 22 homens que Stimac escolheu, 16 são titulares (quase) garantidos para seus times ISL. Se Laxmikant Kattimani não estiver apto o suficiente para começar pelo Hyderabad FC no início da temporada, faça 17. Desses 17, cinco jogam pelo Bengaluru FC.

A preocupação é que, embora mais futebol, especialmente futebol internacional, seja melhor para o esporte na Índia - basta observar o aumento repentino de popularidade e demanda recentemente após as exibições da Índia no Campeonato SAFF e na Copa Intercontinental ligas (especialmente a primeira divisão).

No cenário atual, a incerteza na programação provavelmente afetará severamente os clubes. Todos os departamentos podem ser afetados - desde a comissão técnica que não tem certeza de como seus times podem parecer no início da liga até as operações e comerciais e outros funcionários de back-end que simplesmente não sabem o que planejar e quando - ao mesmo tempo que afeta os jogadores e sua preparação individual para a competição.

Com o tempo, isso pode criar um ciclo vicioso, com a linha de abastecimento da seleção afetada. Foi um ano de grande sucesso para o futebol indiano, mas o truque para a AIFF, os organizadores da liga e os clubes será encontrar uma maneira de continuar o sucesso sem que nenhum partido perca.
Por Redação 1423